Jesus ou Coca-cola ?

>> quarta-feira, 24 de março de 2010








Texto da Estação 33
Recentemente fui surpreendido por uma pergunta: Como é possível que comunicação tenha algo a ver com missões? Essa pergunta não saiu da minha cabeça já que sou designer e missionário, e me fez pensar que a pergunta inversa talvez esteja na mente de muitos cristãos. Entenda comunicação como sendo o seu talento, seu dom, aquilo que você ama fazer, e de repente você se depara com um impasse: como fazer missões com isso?
Talvez você nunca tenha pensado nisso, talvez não pense em outra coisa, mas a verdade é que esse é um dos grandes desafios da vida cristã. Não estou falando em abandonar o conforto do seu lar, do seu controle remoto ou a segurança do seu emprego, quando me refiro a missões, falo de amar ao próximo, de servir e tornar a nossa simples vida cristã em atitudes relevantes que revelem quem é Jesus de verdade. Vou me ater a comunicação, mas você pode(e deve) adaptar para a sua realidade.



A sociedade atual é movida pela comunicação, ou pelo menos pelos meios de. Notícias percorrem o mundo em segundos e influenciam decisões e até decidem o futuro de pessoas. E esse sem dúvida é um dos pontos onde a comunicação pode ser aplicada, influencia.
Um missionário foi convidado a pregar numa região remota da China e após horas de viagem de carro, seguiu o caminho a cavalo, ao parar em um vilarejo foi comprar algo para refrescar-se, enquanto bebia seu desejado refrigerante questionou o garoto que lhe vendeu a bebida: “Você já ouviu falar de Jesus?” entusiasmado o garoto lhe respondeu ”Não! Esse é mais um refrigerante que os americanos fazem?”
Jesus não havia chegado ao vilarejo, a coca-cola sim. Porque? Comunicação, o refrigerante representa muito mais do que uma bebida, assim como Michael Jackson representa mais do que uma música, eles representam um estilo de vida, princípios a serem seguidos, valores a serem cumpridos. Eles influenciam e vão influenciar gerações, imprimindo seus conceitos e conquistando seguidores.
Porque nós cristãos não fazemos o mesmo? Ou será que o nosso estilo de vida é chato e monótono demais para ser divulgado, eu acredito que não. Influenciar resulta em evangelizar, cerca de 95% das casas no Brasil possuem uma televisão, mas menos de 30% são verdadeiros seguidores de Jesus. Isso é resultado da má influencia exercida pelos que nos representam, aqueles que são comunicados aos milhões de brasileiros ligados a televisão. Nós podemos mudar esse cenário, comunicando Jesus influenciando através das nossas ações.
Mobilização, eu sei que disse que menos de 30% são seguidores de Jesus, mas mesmo assim estamos falando de milhões de pessoas. Se todos os chineses do mundo pulassem ao mesmo tempo eles provocariam um terremoto, e se os cristãos brasileiros estivessem todos mobilizados a comunicar Jesus? Muito mais do que um terremoto aconteceria com certeza!
Outra coisa, faz parte da natureza de Deus. Sim! Deus é criativo, inovador e comunicativo, todos os dias ele ia ao éden passar um tempo se comunicando com adão, ele se comunicou com o povo através dos profetas, deu as tábuas para Moisés, e em habacuque ordenou que o primeiro outdoor da história fosse construído. Mas o seu maior ato de comunicação se chama Jesus, ele viveu como nós, falou como nós tudo para comunicar a melhor noticia de todas, a salvação. Jesus usou histórias, exemplos, como Deus se fez homem para se comunicar conosco e restabelecer um link corrompido.
Deus me deu uma habilidade, e não foi ao acaso, algumas das melhores propagandas da televisão brasileira(segundo os especialistas) são as desenvolvidas para as marcas de cerveja, que tal se as melhores daqui pra frente falassem sobre princípios bíblicos, como respeito a família, revertendo uma cultura de divorcio em famílias estruturadas, e se nossas revistas fossem para mostrar a injustiça social e nos indicar caminhos para mudá-la, e se ao invés de modelos seminus a mídia impressa mostrasse que vale mais ter caráter do que um corpo bonito, e se tudo fosse diferente? Pode ser.
Jesus ou coca-cola? O que você quer comunicar? Jesus parece chato, careta e brega? Deve estar havendo um erro de comunicação. O que eu conheço fez esse mundo é criativo e tem um ótimo senso de humor! E ai? Jesus ou Coca-Cola?


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP